Projeto Computação no Ensino Fundamental
PROJETO DE EXTENSÃO – UFSC
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA
COLÉGIO DE APLICAÇÃO da UFSC e E. B.M. VIRGÍLIO DOS REIS VÁRZEA
COMPUTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL (2016)
Uma Abordagem ao Ensino Introdutório de Programação
Realização
Coordenação: Profa. Juliana Eyng (INE-UFSC)
Ministrantes:
Profa. Juliana Eyng (INE-UFSC)
Prof. João Bosco M. Sobral (INE-UFSC)
Prof. José Franscisco de Guadalupe Correa Fletes (INE-UFSC)
Acadêmicos: Rodrigo Fantinatti (Voluntário), Quenio dos Santos (CCO-UFSC)
Participação CA-UFSC
Profa. Josalba Ramalho Vieira (CA, UFSC, diretora)
Profa. Márcia Maria Bernal (CA, UFSC)
Profa. Juliana Eyng (INE-UFSC)
Acadêmicos: Rodrigo Fantinatti (Voluntário), Quenio dos Santos (CCO-UFSC)
Participação EBM Virgilio Varzea (Canasvieiras)
Prof. Ildo Turatti (E.B. M. Virgilio Várzea, diretor)
Prof. João Bosco M. Sobral (INE, UFSC)
Prof. José Danilo de Guadalupe Correa Fletes (INE-UFSC)
======================================================================================
1 Primeira Etapa: Scratch (12 semanas, 1:40 horas-aula)
Propõe-se aqui que o estudante tenha um primeiro contato com um ambiente de programação na interface amigável do Scratch, um software de apredizado,desenvolvido pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, Massachusetts, EUA. Enquanto fará os seus primeiros projetos, adquirirá conceitos como procedures, programa, variáveis, estruturas de decisão e de repetição, operadores lógicos, e outros, experimentando-os dentro do ambiente intuitivo do Scratch.
Para tal, escolhemos o seguinte livro, Aprenda a Programar com Scratch – Uma introdução Visual à Programação com Jogos, Arte, Ciência e Matemática, de autoria de Majed Marji, 2014. Título em língua inglesa original: Learn to Program with Scratch, ISBN 978-1-59327-543-3, publicado pela No Starch Press, e em edição em língua portuguesa pela Novatec Editora Ltda. do qual será selecionado o conteúdo desta etapa inicial, no contexto do projeto COMPUTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL.
O conteúdo desta parte do projeto versará, basicamente, de tópicos dos capítulos do livro.
Capítulo 0 Introduzindo o Computador – um Modelo Didático
Modelo Didático de Computador (PDF)
Capítulo 1 Introdução ao Scratch . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21
Capítulo 2 Movimento e Desenho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 46
Capítulo 3 Aparência e Sons . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .70
Capítulo 4 Procedures . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .91
Capítulo 5 Variáveis . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .118
Capítulo 6 Tomando Decisões . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 152
Capítulo 7 Repetições: uma Exploração mais Detalhada dos Laços . . . . . . . . . 183
Capítulo 8 Processamento de Strings . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .215
Capítulo 9 Listas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .244
Apêndice A Compartilhamento e Colaboração . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 277
==================================================================================================
ENTREGA DOS CERTIFICADOS (ProEx-UFSC)
Em Novembro de 2016 – Colégio de Aplicação UFSC e EBM Virgilio dos Reis Várzea (Canasvieiras)
==================================================================================================