Projeto Computação no Ensino Fundamental

PROJETO DE EXTENSÃO  –  UFSC

brasao_UFSC

Departamento de Informática e Estatística

Departamento de Informática e Estatística

DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA

COLÉGIO DE APLICAÇÃO da UFSC   e  
E. B.M. VIRGÍLIO DOS REIS VÁRZEA

 

COMPUTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL  (2016)
Uma Abordagem ao Ensino Introdutório de Programação

Realização

dmc-ns

Coordenação: Profa. Juliana Eyng  (INE-UFSC)

Ministrantes:  

Profa. Juliana Eyng  (INE-UFSC)
Prof. João Bosco M. Sobral (INE-UFSC)
Prof. José Franscisco de Guadalupe Correa Fletes (INE-UFSC)
Acadêmicos:  Rodrigo Fantinatti (Voluntário),  Quenio dos Santos (CCO-UFSC)

Participação  CA-UFSC

Profa. Josalba Ramalho Vieira (CA, UFSC, diretora)
Profa. Márcia Maria Bernal (CA, UFSC)
Profa. Juliana Eyng (INE-UFSC)
Acadêmicos:  Rodrigo Fantinatti (Voluntário),  Quenio dos Santos (CCO-UFSC)

Participação EBM Virgilio Varzea (Canasvieiras)

Prof. Ildo Turatti (E.B. M. Virgilio Várzea, diretor)
Prof. João Bosco M. Sobral  (INE, UFSC)
Prof. José Danilo de Guadalupe Correa Fletes (INE-UFSC)

======================================================================================

1 Primeira Etapa: Scratch   (12 semanas, 1:40 horas-aula)

Propõe-se aqui que o estudante tenha um primeiro contato com um ambiente de programação na interface amigável do Scratch, um software de apredizado,desenvolvido pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, Massachusetts, EUA.  Enquanto fará os seus primeiros projetos, adquirirá conceitos como procedures, programa, variáveis, estruturas de decisão e de repetição, operadores lógicos, e outros, experimentando-os dentro do ambiente intuitivo do Scratch.

Para tal, escolhemos  o seguinte livro, Aprenda a Programar com Scratch – Uma introdução Visual à Programação com Jogos, Arte, Ciência e Matemática, de autoria de Majed Marji, 2014. Título em língua inglesa original: Learn to Program with Scratch, ISBN 978-1-59327-543-3, publicado pela No Starch Press, e em edição em língua portuguesa pela Novatec Editora Ltda. do qual será selecionado o conteúdo desta etapa inicial, no contexto do projeto COMPUTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL.

O conteúdo desta parte do projeto versará, basicamente, de tópicos  dos capítulos do livro.

Capítulo 0 Introduzindo o Computador – um Modelo Didático   

Modelo Didático de Computador (PDF)

Capítulo 1 Introdução ao Scratch . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21

Capítulo 2 Movimento e Desenho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 46

Capítulo 3 Aparência e Sons . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .70

Capítulo 4 Procedures . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .91

Capítulo 5 Variáveis . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  .118

Capítulo 6 Tomando Decisões . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . 152

Capítulo 7 Repetições: uma Exploração mais Detalhada dos Laços . . . . . . . . . 183

Capítulo 8 Processamento de Strings . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  .215

Capítulo 9 Listas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .  . . . .244

Apêndice A Compartilhamento e Colaboração . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 277

==================================================================================================

ENTREGA DOS CERTIFICADOS (ProEx-UFSC)

Em Novembro de 2016 – Colégio de Aplicação UFSC e EBM Virgilio dos Reis Várzea (Canasvieiras)

==================================================================================================